Tie Dye: Faça você mesmo!

Olá amadinhos, vocês já devem ter percebido que o Tie Dye é a grande tendência deste outono/inverno e que vem se tornando a queridinha das principais influencers, que estão apostando nos looks coloridos para animar os dias de quarentena.


Mas vamos por partes, você sabe o que é Tie Dye?


Tie Dye é uma técnica de tingimento de tecido e além de ser uma técnica milenar, foi popularizado pelo movimento hippie nas décadas de 60 e 70.

No Japão, onde a técnica é conhecida como shibori, os mais antigos exemplares desse tipo de tingimento datam do século VI ao século VIII.


Existem várias formas de usar essa tendência divertida e alegre, como:


Camisetas:

é uma peça despojada e descontraída que pode ser usada em inúmeras ocasiões.



Conjunto:

Além de ser muito confortável, o conjunto é super estiloso, muito versátil e pode ser a opção perfeita para ocasiões diurnas e mais informais.



Para falar mais sobre essa tendência convidamos o Designer de Moda Danilo Rodrigues, para nos dar dicas e nos ajudar na hora de compor o look!


Você pode conferir todos os detalhes da entrevista logo abaixo:


Shayene: O que você acha da tendência Tie Dye?

Danilo: Acho bem bonito, ainda mais quando é você mesmo que faz, escolhe as cores, o formato que quer deixar e ainda exercita a criatividade! O legal do Tie Dye, é que as formas não se repetem e acaba se tornando um desenho único, atraindo muito as pessoas que gostam de roupas diferentes.


De acordo com o Danilo o pior erro que as pessoas cometem na hora de vestir

com certeza é usar duas peças Tie Dye, na opinião dele não é recomendável usar um look todo dessa tendência! Ainda mais quando as cores são muito chamativas, o mais indicado é usar uma peça tie dye com uma mais neutra, tipo branco ou azul clarinho, pra da uma equilíbrio no visual.


Shayene: Qual tendência você mais gosta?

Danilo: A que mais me identifico é o streetwear, consiste em uma mistura de moda sport com moda urbana, peças mais largas mais over, com outras do dia-a-dia como saias com tênis, blazers com camisetas de algodão estampadas! Resumindo é uma estilo de rua livre, sem muitas regras! Essa tendência tem se usado muito a uns anos e sempre se reinventa nas temporadas de moda.





Agora que já sabemos o que é #TieDye e com as inspirações acima, vamos aprender a fazer? Abaixo segue algumas dicas.


  • Tecidos de fibra natural, como algodão e viscose, absorvem melhor a cor.

  • Use sempre peças de cores mais claras que as tintas que serão usadas. Não precisa ser branco!

  • A estampa circular é uma das mais práticas. Pressione um garfo no meio da peça e gire até a roupa virar um círculo. Depois amarre a peça com linhas de algodão na horizontal e na vertical, formando um x com elas.

  • Onde a linha de algodão passa, a cor não pega no tecido. Você também pode fazer experimentações amarrando a peça como bem entender.

  • Os corantes para tecido são o tingimento mais prático para quem está começando. Eles são um pó que deve ser diluído na água fervente.

  • Se quiser pintar a peça como um todo, só eliminando a parte da torção, deixe-a imersa em um recipiente com corante diluído na água fervente. A água precisa estar quente para a fibra do tecido absorver melhor a cor. Se quiser usar outras nuances, deixe a peça secar, mude o local por onde a linha passa e repita o processo.

  • Outro método é borrifar com a ajuda de bisnagas o corante diluído na água fervente na peça amarrada e molhada previamente. Esse é mais prático para quem quer usar muitas cores e também permite mais possibilidades.

  • Quanto menos tempo você deixa a tinta reagindo, mais clara a cor fica. Dá para observar no olho a intensidade do tom.

  • Quando chegar na intensidade que você quer, desamarre a peça e passe ela por outro recipiente com com fixador para tecido.

  • Para finalizar, lave a peça individualmente e deixe secando. O ideal é lavá-la sozinha nas três primeiras vezes, porque solta cor e pode manchar outras peças.

  • O processo também pode ser feito com água sanitária em peças escuras. Funciona muito bem no preto ou no jeans bem escuro. Comece com meio copo de água sanitária para dois de água e vá aumentando a quantidade de reagente aos poucos caso queira desbotar ainda mais a peça. Esse é um processo mais demorado. Você vai observando e testando o que funciona.






93 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo